Ontem fui à primeira aula de preparação para o parto. Ao todo são cerca de 17 aulas, entre ginástica, técnicas de respiração, puericultura e o trabalho de parto, mas eu não vou participar em todas.
Naquelas em que eu participar deixo aqui algumas dicas que vou aprendendo 

Ontem, sendo a primeira aula, falámos sobre a importância de evitar o parto pré-termo (prematuro) e técnicas de respiração:
- Um bebé deixa de ser considerado prematuro a partir das 37 semanas.
- É importante que a mãe esteja bem e mentalmente para evitar o parto pré-termo.
- São as profissões mais desgastantes física e mentalmente que levam a que aconteçam mais partos prematuros (educadoras de infância, professoras, etc).
- Um ambiente calmo e tranquilo é fundamental para a grávida. A grávida deve procurar a "penumbra e o silêncio", ou seja, ambientes de meia luz e onde haja silêncio.
- A grávida deve evitar ouvir conselhos de pessoas que só querem opinar sobre a gravidez, partos, etc, pois só a irão stressar e provocar mais ansiedade.
- Desde as 28/30 semanas a grávida deve começar a fazer a respiração diafragmática. Esta respiração alivia os picos de ansiedade e deve ser praticada nos primeiros momentos de trabalho de parto, enquanto a dor ainda não é muito forte.
- A respiração diafragmática obriga a grávida a estar concentrada em fazer crescer a barriga e não o tórax, e ao expirar com som faz-nos entrar num estado quase hipnótico.
- Esta respiração deve ser praticada várias vezes ao dia.
Aqui está o exemplo:

Ontem fiz esta respiração várias vezes e posso dizer que já estava em estado de sonolência, o que significa que estava mesmo relaxada 