Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O parto da Clara

por r i t i n h a, em 19.09.17

Cheguei às 40 semanas e não havia maneira da Clara querer nascer. Eu ia para a praia, eu fazia caminhadas, eu limpava a casa e até cheguei a subir um miradouro!

 

Tal como combinado, às 40 semanas e 2 dias fui ao hospital ter com o meu médico para ele me avaliar. Fui para o hospital ao final da manhã mas ele estava super ocupado, só nessa manhã fez 4 cesarianas. Mandou-me vir depois do almoço. Eu até lhe disse "Dr., eu sinto-me ótima, não posso vir cá noutro dia?". Ainda assim disse que me queria ver de tarde.

 

Eram 15h quando comecei a fazer o CTG. Aproveitei esses 30 minutos para fazer a minha sesta e tudo, heheh 

Uma das médicas entra na sala e diz-me "Ei lá, tantas contrações! Está muito bem disposta para quem está cheia de contrações". E eu, pasmada a olhar para o papel, acenei que sim. Continuei a dormir. 

 

Passados 30 minutos vem o meu médico e confirma que estou cheia de contrações e sugeriu fazer-me o toque para ver como estava o processo. Vira-se logo para mim:

Médico: "Esta bebé vai nascer hoje! Já está com 3 dedos".

Eu: "Hoje? Mas eu não tenho sintoma nenhum!"

Médico: "Trouxe as malas? Vai ficar já aqui internada"

Eu: "Mas não posso ir para casa? Moro a 5 minutos do hospital. E não tenho dores nenhumas, estou ótima!"

Médico: "Mesmo assim ainda corre o risco de nascer no carro. Não vamos arriscar, fica aqui porque esta bebé vai nascer ainda hoje!"

 

Como o meu exame do cotonete deu positivo, foi mais um motivo que me levou a ficar pelo hospital.

Então, às 17h30 fiz a admissão e aproveitei para entregar o meu plano de parto. Às 18h estava no meu quarto. Deram-me o antibiótico e puseram-me as cintas do CTG. 

Todos os profissionais que entravam no meu quarto sabiam que eu tinha um plano de parto e respeitavam-no, por isso diziam sempre o que me estavam a fazer, porquê e pediam autorização para fazer fosse o que fosse. Senti-me respeitada enquanto mãe e mulher.

 

Às 19h comecei com contrações dolorosas (mas suportáveis) e pedi a epidural. Pedi logo porque tive medo que não fizesse efeito (como aconteceu no parto da irmã).

Não sabia era que o efeito da epidural era tão eficaz que me ia deixar presa à cama! Deixei de sentir tudo da cintura para baixo, pernas incluídas, o que me impossibilitou de ter mobilidade e de usar a bola de pilates. À conta disso o trabalho de parto também atrasou.

O meu marido foi para casa descansar mas sempre atento ao telemóvel caso fosse preciso vir para o hospital. Às 2h da manhã acordei com tosse e senti que estava a fazer xixi. Pensava eu que era xixi, era a bolsa das águas que tinha rebentado.

Às 5h da manhã a enfermeira fez-me novo toque e já estava com 6cm de dilatação. Achei melhor chamar o meu marido.

Ainda dormi mais um bocadinho mas às 8h da manhã as dores começavam a ser mais fortes (mesmo com a epidural) e o médico disse que já tinha a dilatação toda feita, mas que a bebé ainda estava subida. Perguntou-me se podia dar oxitocina para ela descer, eu consenti e fez logo efeito. Comecei a sentir vontade de fazer força. 

Às 9h fomos para a sala de partos e, às 9h20, a minha Clara veio ao mundo! Puseram-na logo no meu peito e aí ficou uns 15 minutos. Contemplei-a, era (e é) perfeita. Escala de Apgar 10/10, melhor era impossível. 

Mas os médicos não saíam de volta de mim: tive uma pequena hemorragia, mas nada de especial. 

Tive os melhores profissionais ao meu lado: desde uma médica interna muito simpática, um médico muito atencioso e cuidadoso, enfermeiras que me davam força, e a pediatra da minha Diana, que apareceu para me ajudar a pôr a Clara no mundo. Todos eles fizeram com que este momento fosse mágico

Mas sem dúvida que o apoio do papá é fundamental, já que é ele que nos conhece, percebe quando estamos com medo e que é a nossa segunda voz.

 

A Clara nasceu no dia 7 de setembro de 2017, às 9h20, com 49cm e 3,525kg. Uma super bebé 

 

publicado às 13:10


2 comentários

De T. a 19.09.2017 às 16:20

Ohh que bom!!!! parabéns!!! 
Um beijinho para as duas!

De C.S. a 19.09.2017 às 23:08

Muitos parabéns! Ainda bem que correu tudo bem. Felicidades para a Clara.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D